domingo, 16 de dezembro de 2012

A Cruzada

O rio Mekong foi a minha rota de Houay Xay até Luang Prabang em Laos. Transporte rápido, só que não, foram dois dias inteiros percorrendo as curvas do Mekong a bordo de um "slow boat" bem slow mesmo, uma viagem brutal de tão desconfortável

Deixo claro que foi uma experiência valiosíssima passar horas cruzando o rio mas não foi nada fácil. O barco foi totalmente preenchido (+/- 100 pessoas), o que apertou um pouca a situação, não deixando muito espaço livre para minhas manobras de extrema periculosidade, tipo esticar as pernas ou fotografar a paisagem

Nenhuma surpresa até agora, o que eu já esperava acontecer nessa jornada é que depois de algumas horas de tédio as pessoas são forçadas a fazer algo acontecer, o que de algum jeito as aproxima. Embarquei sozinho com meu livro "O Alquimista" e o iPod da Tata e no fim desembarquei com histórias incríveis de alguns dos aventureiros passageiros a bordo. Vou sumarizar algumas delas:
  • Sophie, uma jovem francesa de 75 anos está passando uma breve temporada em Laos simplesmente porque o clima é gostoso
  • Steven, um australiano que adotou a simplicidade ao fazer as malas. Nada de calçados, toalhas, muitas cuecas e camisas, só carrega uma pequena mochila e na medida que precisa de algumas coisa (acho difícil) ele compra, "cartão de crédito não pesa", ele disse
  • Um casal de canadenses baladeiros, cheios de tatuagens, não paravam de fumar e beber e escutar música alta. Gente boa mas muito barulhentos
  • John, um inglês que estava triste em sua rotina diária e decidiu fazer uma viajem em busca de sua felicidade
  • Tiffany, uma sábia australiana que nos ensinou a nos aproximar e criar relações com o povo local, dizendo que são pessoas como todos nós. Parece estúpido dizer isso mas as vezes não enxergamos aquilo que está bem na nossa frente
  • O instrutor do barco também entrou no papo dizendo toda sua vasta experiência sobre seu país, mesmo com seu inglês básico, e todos curtiram juntos o momento de inspiração
Fiquei feliz e renovado também ao contar a minha história, todos receberam com surpresa tudo aquilo o que eu já vivi e sou grato pelos atentos ouvintes. Cruzar o rio Mekong foi praticamente um retiro espiritual e eu também sou grato por isso, algo de especial essas águas carregam e eu pretendo espalhar isso por todos os cantos possíveis e inimagináveis

o.Ô'

4 comentários:

  1. E uma importantíssima experiência de vida!Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! E tento absorver cada minúscula parte dessa experiência

      Excluir
  2. Achei o iPod da Tata!! Será que descobriram que estava subtilizado??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pedi emprestado, não lembra? Estou levando seu iPod pra passear =]

      Excluir