sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Onibus Noturno

Dia exaustivo nas cachoeiras de Luang Prabang, perfeito capotar mais tarde no ônibus VIP em direção a Vang Vieng, Laos. Eu, Leanne e Max estávamos preocupados com a acomodação em Vang Vieng porque teoricamente chegaríamos na cidade as 3am... teoricamente

Ônibus VIP: poltrona dura com o mínimo espaço para as minhas pernas, um docinho e uma garrafa d'água. Eu imploro, alguém por favor explica o significado de VIP pra esse povo bonito!? Mas tudo nos conformes, o ônibus tinha como destino final a capital Vientiane mas desceríamos no meio do caminho, total de 7 horas de viagem

Partimos as 8pm e eu consegui dormir bem rápido, sem surpresas, mas fui acordado na primeira parada no meio do nada. Ao descer e olhar pra cima aquele céu metade cheio de estrelas e outra metade com nuvens esparsas. Encarando a maravilha do céu meio estrelado, uma estrela cadente me tirou um sorriso meio bobo e vou confessar a vocês o meu pedido: "Amém"

Depois da parada programada é hora de seguir caminho na curvas da estradinha entre as montanhas, creio que no trajeto inteiro o ônibus não passa de 60km/h e balança que é uma beleza

Exatamente as 1am uma parada brusca e a curiosidade toma conta dos passageiros acordados. O motorista encostou e desligou o motor, todos se perguntavam "outra parada?", do lado de fora um breu total, a não ser pelo céu dessa vez completamente preenchido de estrelas. O motorista não falava um "hi" em inglês e a dúvida continuava. Do lado de fora dava pra se ver uma fila de veículo encostados na pista e a curiosidade implorando para ir embora, mas ninguém tinha resposta alguma, o que nos restava era esperar

A espera durou a madrugada inteira entre suposições e deduções, concluímos que um acidente devia estar bloqueando a pista. Amanheceu e Max com toda sua bravura, coragem e gentileza foi andando até o ponto que estava tudo travado. Chegou com a notícia que deveríamos nos mover dali em diante com nossos próprios pés pois um caminhão comprido com uma carga das pesadas travou numa das curvas fechadas na beira de um pequeno penhasco, uma cagada das grandes, maior que as cagadas dos elefantes

Estávamos prestes a pegar nossas malas no ônibus e um mega-guindaste passou por nós. Primeiro pensei "bom, acho que em algumas horas tá tudo liberado" mas foi um ver o ocorrido com meus próprios olhos que eu mudei o pensamento para "nem f*dendo que vão liberar a pista essa semana!"

O guindaste não era grande o suficiente e deveria ir pelo outro lado para poder tentar alguma coisa. Das três uma: chamar um helicóptero forte o suficiente para levantar a carga; empurrar a carga ladeira abaixo; ou construir um puxadinho conectando os dois pontos. A última solução seria a mais bacana de todas, o caminhão ficaria ali para sempre como um monumento em homenagem a precariedade das estradas de Laos e uma lápide dizendo "Aqui jaz muita paciência"

Passamos a pé pelo ponto travado com nossas malas, pagamos e tomamos um novo velho ônibus do outro lado do ocorrido para continuar o caminho e depois de duas horas estávamos em Vang Vieng com doze horas de atraso. Eu, Leanne e Max estávamos exaustos porém felizes e animados, nós ainda tínhamos um ao outro e à outra e é isso o que importa

o.Ô'

2 comentários: