domingo, 2 de dezembro de 2012

Tuk-Tuk Maroto

Eu me divirto com tudo que acontece por aqui, por aí, por todo lugar, e dessa vez vou falar da minha parceria com Wahai, um motorista de tuk-tuk humilde que roda nos subúrbios de Bangkok

Não havia nada planejado para a tarde de sábado, então simplesmente fui a um restaurante do lado do hotel xumbrega que eu estava hospedado e fiz minha refeição da tarde ao melhor estilo tailandês de ser, Pad Thai com ovo e frango e um Chang para acompanhar, a Itaipava daqui. Paguei a fortuna que eu devia depois desse banquete (7 reais) e fiquei ali observando o movimento da rua

Meu sossego durou poucos instantes, é incrível como os olhos dos locais brilham ao ver um estranho dando sopa, eles tem que oferecer alguma coisa e estão em todos os cantos da cidade prontos e dispostos para insistir e persistir na venda, o que na maioria das vezes é um tanto perturbador, mas não dessa vez

Com um sorriso podre mas simpático, Wahai primeiro me perguntou de onde eu era e se espantou ao saber que sou brasileiro mas nada além do normal, fui dando bola para o jovem ancião castigado pelo tempo. Logo ele percebeu que eu estava de fato dando sopa e então me ofereceu um rolê de tuk-tuk por 20 Baht, o que eu não pude recusar pela pechincha, o trajeto sugerido incluía alguns templos bacanas nos arredores... eu não tinha nada a perder

Parei no primeiro templo, tirei fotos, observei bastante o funcionamento de tudo e quando voltei para o tuk-tuk começou a malandragem. Wahai disse que me levaria à um centro turístico para eu ver algo, mas só para ver mesmo sem a obrigação de comprar nada, porque nisso ele ganhava um cupom que valia gasolina. Negócio maroto: traga um turista a mim que te pago a gasolina. Genial!

No centro turístico eu fechei um tour para Ayutthaya e logo voltei. Foi aí quando eu percebi onde estava o lucro do garoto, ele ganhava me levando aos lugares marcados. Perguntei onde eram os lugares que pagavam gasolina pra ele ao levar algum peixinho estrangeiro. Lojas de roupas, artesanato, massagem, tudo conveniado e no fim do dia eu arrumei uns 4 cupons gasosa pro meu camarada, e só no migué total: ele ganha ao me levar, eu não preciso necessariamente comprar nada

Balanço do fim do rolê de tuk-tuk: aproveitei bem observando o movimento de uma das maiores cidades do sudeste asiático e meu brother semi-desdentado ganhou o dia com seus cupons, e eu também me diverti bastante inventando histórias do tipo: "ptz, esqueci o dinheiro em casa, volto amanhã" ou "o terno é muito bonito mas vocês não tem a cor-de-burro-quando-foge que eu tanto desejava"

o.Ô'

Nenhum comentário:

Postar um comentário